O Pilates é uma excelente ferramenta para movimentar o corpo e estimular a beleza saudável, integrando essas duas áreas de nossas vidas.

Ele pode ser o que você estava procurando: uma prática que fortalece e alonga o corpo, além de trabalhar o mental, com exercícios de concentração e respiração consciente. Que tal saber mais sobre o Pilates e como incorporá-lo ao seu dia a dia?

O que é o Pilates?

Esse sistema de exercício físico foi desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial, pelo alemão Joseph Pilates. Quando foi criado, seu principal objetivo era a recuperação de soldados feridos nas batalhas, fortalecendo músculos e ganhando estabilidade física e mental para voltar às suas vidas e famílias.

Os exercícios trabalham com centralização, alongamento, postura, respiração e concentração. O foco é principalmente no centro de força – abdômen, lombar, glúteos e assoalho pélvico, estimulando o controle consciente dos músculos.

Como praticar o Pilates pode estimular minha saúde e beleza?

Antes de mais nada, conhecer o seu corpo, bem como os músculos e ossos que o compõem, é o primeiro passo para ver a beleza nele. A partir daí, existem diversas consequências tanto para a saúde quanto para a beleza, que caminham juntas. Alguns benefícios incluem:

  • Melhora da postura: isso significa menos dores e um maior alongamento da sua silhueta, proporcionando elegância e presença.
  • Aumento da flexibilidade, perdida com o passar dos anos, que ajuda no rejuvenescimento do corpo.
  • Ajuda no controle de peso.
  • Aumento de concentração, proporcionando mais saúde mental.
  • Alívio do estresse e ansiedade.
  • Estímulo da eliminação de toxinas.

Quem pode praticar?

O Pilates não possui contraindicação, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade e condicionamento físico, incluindo crianças, gestantes, deficientes físicos e idosos. Os exercícios podem ser personalizados para atender às necessidades de cada um, por isso é importante ter um instrutor experiente, que o observe e indique os movimentos mais apropriados.

 

E a frequência?

Isso vai depender da sua disponibilidade e os profissionais podem dar mais informações sobre a frequência ideal. No geral, recomenda-se a prática de 2 a 3 vezes por semana.

Dicas para começar e manter o ritmo

1. Faça uma aula experimental

Você pode pesquisar mais sobre o Pilates e ver vídeos, mas a prática é a melhor forma de conhecer essa atividade.

2. Leve um parente ou amigo com você

Ter companhia para ir às aulas é uma boa forma de garantir o estímulo. Quando uma pessoa se sente desmotivada a outra pode encorajá-la a ir e assim por diante.

3. Não dê espaço para justificativas e facilite sua vida

Escolher um estúdio de pilates que fique próximo da sua casa ou trabalho e tenha acesso rápido e seguro (com estacionamento e vigias, por exemplo) ajuda na disciplina para dar continuidade.

Nosso corpo está conectado com nossa saúde, em diversos níveis (físico, mental, emocional, espiritual), e nossa saúde, por sua vez, está ligada à nossa beleza. Sendo assim, movimentar o corpo parece ser uma ótima forma de sentir-se bem, não é mesmo?

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