Que tal adotar um look elegante e confortável no seu dia a dia? A moda esportiva chegou com tudo! Saiba mais no post de hoje.

As diferentes vertentes da moda estão cada vez mais integradas. Os limites entre casual e formal, esportivo e social estão mais próximos do que nunca, dando origem à tendência chamada Athleisure. Essa moda esportiva entra no guarda-roupa de pessoas com estilos mais tradicionais e ganha espaço até em ocasiões formais.

Sim! Imagine ir de tênis para o trabalho ou calça legging para um evento noturno. É claro que o bom senso deve acompanhar a montagem do look, mas agora você pode adotar funcionalidade, conforto e requinte em um só visual. No post de hoje, você vai saber mais sobre essa moda e como adotá-la.

 

Afinal, o que é a moda esportiva Athleisure?

O próprio nome Athleisure é, em si, uma combinação de duas palavras de origem inglesa: athletic, que significa atlético ou esportivo, e leisure, que significa lazer. Essa tendência é um híbrido de peças desenvolvidas para a prática de exercícios físicos e roupas sociais. Muitos materiais antes limitados apenas ao universo da moda esportiva, como Lycra, spandex e outros materiais sintéticos, além de peças, como leggings, tênis e moletons, começam a ser aceitos e ressignificados para o uso em ambientes e ocasiões mais formais.

Mais do que uma tendência da moda, o Athleisure é uma consequência da mudança no estilo de vida da sociedade. As pessoas estão trabalhando muito e vivendo de forma mais dinâmica, com diferentes situações ao longo do dia — trabalho, academia, encontro com amigos, atividades de lazer, tarefas em casa etc. — e, por isso, elas estão priorizando peças confortáveis e funcionais. A tecnologia também ajuda a desenvolver tecidos mais duráveis, que exigem menos manutenção, otimizando tempo e dinheiro.

 

Como e quando adotar esse tipo de roupa?

Mas se eu for para o meu trabalho usando um moletom será que não irei ganhar olhares atravessados no escritório? O mais importante aqui é usar o seu bom senso e sua autoconfiança — uma pessoa segura consegue sustentar looks ousados e até mudar a percepção de outras pessoas.

 

Quer algumas dicas?

  • Hoje em dia, diversas marcas estão oferecendo peças Athleisure com designs elegantes e acabamentos refinados que equilibram a informalidade. Sendo assim, uma legging com estampas chamativas ou muito esportivas pode não ser adequada para um ambiente mais formal, mas talvez uma legging com um leve brilho ou design arrojado seja uma boa opção.
  • Além disso, vale a pena usar uma peça mais casual com uma peça mais formal, para um look hi-lo (high-low, ou alto-baixo, uma mistura de roupas mais luxuosas com outras mais despojadas). Combine um vestido sóbrio e elegante com um sapatênis ou um blusão com botas de cano alto.
  • E é importante lembrar dos acessórios! Um maxicolar com uma blusa simples e confortável, por exemplo, dá uma cara nova ao look e adiciona requinte.

4 peças práticas e confortáveis

  1. Jaqueta esportiva: as bomber jackets estão em alta. Caracterizadas pelo elástico na cintura e nos punhos além de uma abertura frontal, elas podem ser usadas com vestidos e saias, por exemplo, para dar um tom urbano ao look. As versões estampadas e de cores vívidas são mais despojadas, enquanto tons mais escuros são mais formais.
  2. Peças de moletom: as calças são as mais comuns e podem ser combinadas com um sapato de salto alto para criar um contraste. Cortes mais ajustados dão um ar mais alinhado. Além disso, as saias de moletom têm ganhado espaço, com diferentes modelos, comprimentos e cores, sendo uma opção confortável e elegante.
  3. Tênis: substituir a sapatilha ou sapato de salto por tênis é uma das marcas do Athleisure. Porém, se a ocasião exigir mais formalidade, o ideal é optar por um sapatênis mais discreto, evitando os modelos muitos esportivos.
  4. Leggings: as calças legging são versáteis e podem ser usadas com vestidos, blusões, jaquetas, camisas e camisetas. Hoje em dia, podem ser encontradas em diversos materiais, cores, estampas e modelos. Sua elasticidade garante flexibilidade e conforto, enquanto seu corte ajustado modela o corpo.

Para começar a aproveitar este estilo, você pode usar uma peça mais discreta e ir experimentando combinações. O mais importante é você sentir-se bem com o que está usando, mas sem deixar de arriscar de vez em quando. E, claro, aliar beleza a conforto é uma das grandes vantagens da moda esportiva.

Que tal montar seu look de moda esportiva agora? Faça suas compras em Poços de Caldas, onde você encontra as novidades do mundo da moda, e conheça o Shopping Paço das Águas!