Visto geralmente apenas como um acessório esportivo, o tênis começa a ganhar espaço ao lado dos sapatos de salto alto e calçados formais. Então, quer dizer que posso usar tênis para o trabalho? Sim! Por ser confortável e prático, ele já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, porém, muitas vezes separado exclusivamente para momentos descontraídos ou práticas de exercícios físicos. Mas quem disse que precisa ter essa separação tão brusca entre lazer e trabalho? É hora de combinar prazer, conforto e elegância em todas as atividades do seu dia!

Tênis no trabalho: experimente essa moda!

Como qualquer tendência da moda, o mais importante é respeitar o seu próprio estilo e avaliar a forma mais adequada de combinar suas peças. Nem todo ambiente de trabalho e nem todas as ocasiões formais possibilitam o uso de tênis. Se o seu ambiente laboral (ou seu cargo) exige um dress code muito rígido, você pode sugerir um dia para o uso de roupas mais informais, como a Casual Friday – ou sexta-feira casual –, que já é prática de diversas corporações. Por outro lado, se o seu trabalho tem mais flexibilidade, é possível adotar o tênis mais frequentemente, mas, para um jantar importante de negócios ou festa da empresa, é mais recomendado usar um calçado formal.

Escolhendo o tênis ideal para você

O primeiro passo é saber qual tênis escolher para compor seu look de trabalho. Você não irá usar aquele tênis velho de corrida, não é mesmo? Hoje em dia, existem diversos modelos, com cores variadas e acabamentos diferenciados, agradando todos os gostos.

O tênis clássico branco é um dos mais usados e é uma boa pedida, pois é fácil de combinar. Porém, os coloridos, metalizados, sem cadarço, de cano alto ou com detalhes são ótimas formas de ousar e incrementar o visual. E se você não abre mão do salto, procure um tênis com plataforma!

Combinando o tênis com a roupa

Lembre-se de que o calçado é tão importante quanto as outras peças que você vai vestir. Por isso, não avalie o tênis separadamente: ele faz parte do conjunto todo. E não é só com calças que ele cai bem! Vestidos, saias e macacões são ótimas opções para combinar com um par de tênis.

Se a dúvida está na cor, você pode combiná-los com peças da mesma cartela de cores do restante da roupa (por exemplo, se a camisa é azul, seu tênis pode ter um tom parecido ou detalhes azuis), usar cores complementares ou mesmo optar por um calçado de cor neutra.

Algumas inspirações:

  • Calça de boca larga com tênis de plataforma;
  • Vestido midi com tênis clássico;
  • Saia lápis com tênis com detalhes;
  • Vestido curto com tênis de cano alto;
  • Macacão pantacourt com tênis metalizado.

Equilibrando a informalidade

Outro ponto que vale mencionar para que o look não fique muito informal e passe a impressão errada é equilibrar o estilo das peças. Roupas com cortes sofisticados, tecidos estruturados ou finos e modelos mais formais ajudam a “compensar” pela informalidade do tênis.

Peças de alfaiataria, camisas sociais, saias e vestidos são ótimas formas de compor um look alinhado, elegante e interessante. Acessórios como brincos, colares, pulseiras, lenços e bolsas também podem equilibrar o visual.

Além disso, cuidado com as meias que serão usadas. Nada de meias muito grossas ou muito altas. Prefira meias invisíveis ou de cano baixo.

Ficou com vontade de adquirir um par de tênis (ou vários) para adotar essa tendência no trabalho? O Paço das Águas Shopping tem diversas lojas que oferecem opções para todos os estilos.

Para ler mais sobre a fusão da moda esportiva com outros estilos, leia o nosso post Moda esportiva: adote esta ideia e confira mais dicas!