Nosso cabelo tem impacto na nossa autoestima e diz muito sobre nossa personalidade ou estado de espírito. Por isso, os cuidados com o cabelo são essenciais para a beleza e o bem-estar de qualquer pessoa. Manter as madeixas saudáveis requer dedicação, mas não é um bicho de sete cabeças! Com algumas dicas simples e práticas é possível ter fios incríveis, prontos para serem enfeitados, presos, trançados ou deixados livres, leves e soltos.

Como ter um cabelo bonito e saudável

São as atitudes simples do dia a dia que fazem diferença para que o cabelo cresça forte e saudável. Confira as dicas que separamos:

1. Atenção com o couro cabeludo

Por ficar escondido a maior parte do tempo, muitas vezes nos esquecemos de dar a devida atenção para ele. Porém, é a partir dele que nasce cada novo fio – se a base estiver com problemas, como caspa, descamação e oleosidade excessiva, os fios também irão carregar esses defeitos. Por isso:

  • Tenha cuidado com altas temperaturas e lavagens constantes. O calor estimula a produção de oleosidade e ainda retira a camada natural de óleos. Isso pode resultar na obstrução dos poros – impedindo o nascimento de novos fios – e na distribuição da oleosidade para os fios, deixando-os secos e quebradiços. Por isso, prefira lavar o cabelo com água morna ou fria, em dias alternados, e coloque um chapéu se ficar muito tempo no sol.
  • Enxágue bem. O excesso de produtos na raiz também pode entupir os poros, causando o mesmo problema.
  • Tenha cuidado com produtos químicos que possam causar descamação, ou a chamada caspa seca. O frio também pode ter esse efeito. Existem no mercado tratamentos que hidratam o couro cabeludo sem provocar oleosidade excessiva.
  • A caspa oleosa, ou dermatite seborréica, é uma inflamação que pode ser causada pelo clima, por alterações hormonais, questões emocionais entre outros. Por isso, vale a pena estar atento à alimentação, como falaremos adiante, bem como à saúde física e emocional.

2. Cuide do comprimento

Mesmo que você goste do seu cabelo no comprimento que está ou esteja deixando ele crescer, é importante cortá-lo periodicamente. Você pode apenas aparar as pontas, se desejar, a cada dois ou três meses. Isso porque as pontas duplas enfraquecem o os fios e prejudicam o crescimento saudável.

Dica extra: Uma dica para estimular o crescimento dos fios é massagear o couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea da região.

 

3. Foco na hidratação

Invista na hidratação periódica do seu cabelo para repor a água perdida durante o dia a dia, por causa de vento, calor, frio, secador, chapinha, piscina, químicos etc. Isso pode ser feito com:

  • Ingredientes naturais, como óleo de coco, abacate, azeite, mel entre outros.
  • Máscaras, cremes e produtos específicos para hidratação.
  • Tratamentos profissionais, como botox capilar, cauterização, selagem etc.

4. Alimentação e vitaminas

Tudo o que consumimos impacta os nossos fios, por isso, é essencial ter uma alimentação equilibrada, que irá cuidar de dentro para fora. Proteínas, frutas, verduras e castanhas são alguns dos alimentos que ajudarão todo o seu corpo, inclusive o seu cabelo.

Além disso, é possível tomar vitaminas de forma complementar, por meio de complexos e cápsulas. Cada vitamina tem uma função, como evitar a queda, ajudar na elasticidade, crescimento, brilho etc.

 

5. Água fria por alguns minutos

Essa é uma dica simples e muito benéfica para o cabelo. Depois de lavá-lo ou fazer um tratamento, jogue água fria nos fios por alguns minutos para fechar as cutículas e evitar a perda de hidratação.

Viu como não é preciso muito para ter um cabelo bonito e saudável? Basta seguir algumas práticas simples. Mas para turbinar os cuidados diários ou para fazer tratamentos, vale a pena procurar um profissional. O Paço das Águas Shopping conta com o Samuel Coiffure, um espaço de beleza completo a seu dispor. Faça uma visita!